terça-feira, 28 de outubro de 2008

VOLTA DAS PONTES
A manhã acordou fria mas com um sol radiante, previa-se uma volta quente e descontraída.
Saímos do local habitual ás 09.05h oito elementos, com o objectivo de dar a famosa volta das pontes, uma vez que 3 elementos ainda não a conheciam.
No Alto da Serra de Valongo apontamos para o Susão "Antigo México" Descemos para a Quinta da Lousa, onde voltamos a subir até a entrada da Portucel.
Cortamos por uma trialeira à direita e percorremos todo o caminho de lousa até à grande descida.
Depois de uma grande descida há sempre uma grande subida, já no alto, voltamos a descer em direcção a Sobrado.
Antes de chegar a Sobrado, cortamos à direita e depois a esquerda para finalmente fazer um pequeno percurso sobre 8 pequenas pontes de madeira que nos levam a serpentear um pequeno riacho, de uma margem para outra.
Um pouco depois de percorrer a estrada principal que liga Sobrado a Valongo, viramos a direita para o campo de Balselhas onde paramos num pequeno café para fazer justiça ao nosso nome.
Depois de reabastecidos os sólidos e os líquidos entramos outra vez no monte, para percorrer um bonito e bastante técnico trajecto em laje que nos leva de volta a Valongo muito perto das 12.15h.
A 3º GRANDE VOLTA A VILA POUCA DE AGUIAR; FICOU MARCADA PARA DIA 22 DE NOVEMBRO( esta data será confirmada um pouco mais para a frente).O percurso pode variar dos 30Km aos 45Km dependendo da condição física e da disposição dos intervenientes.

domingo, 19 de outubro de 2008



VOLTA DE AGUIAR DE SOUSA


Hoje o dia acordou com um sol radiante, convidativo a dar um passeio. Foi o que nos fizemos e o passeio foi o dos mais bonitos que dei nos últimos tempos, ou foi por acordar bem disposto ou por já não dar esta volta a bastante tempo.
Assim partimos 8 elementos as 09.00h do local do costume em direcção ao Alto da Serra De Valongo ( para nosso azar temos que fazer essa serra sempre duas vezes, uma em frio outra depois de muito quente) para cumprir a primeira parte do percurso da volta pequena( até Bolói) .
O monte já apresentava alguma agua, fruto das pequenas chuvas que ocorreram durante a semana. Já deu para sujar a roupa e a bicla.

Depois subimos uma parte da estrada que liga São Pedro da Cova a Aguiar de Sousa e quando apanhamos a estrada de asfalto viramos a direita para o monte onde começamos ligeiramente a subir, para depois fazer uma longa descida até um pequeno aglomerado de casas.
Curtamos a esquerda para subir ligeiramente até uma pequena casa abandonada num local conhecido por "gosto deles esquinudos" dito por um habitante local, outrora, a um colega de outras guerras. Depois viramos a direita para descer vertiginosamente até a um complexo desportivo também abandonado.
Depois viramos a esquerda para subir penosamente até um estradão que nos vai levar a percorrer a margem direita do Rio Sousa por um caminho de laje a uma altura de respeito, onde vamos ouvir o rio cantarolar entre nesgas de sol por aquele magnifico vale.
Depois subimos entre castanheiro e abrunheiros ate Aguiar de Sousa.
Chegados a Aguiar paramos um pouca para reabastecimento( Desta vez não houve tostas mistas, simplesmente sandes de presunto).
Depois de reabastecidos viramos a direita em direcção a Sra do Salto para entrarmos a esquerda no monte e percorrer a segunda metade do trajecto da volta do Salto.
Chegamos ao Alto de Valongo perto das 13.00h com 40 e poucos kms percorridos.
PS. Os nossos amigos " VAMPIROS DO TINTO" brevemente vão ser brindados com este percurso.

domingo, 12 de outubro de 2008

VOLTA DE BALTAR

Este Domingo saímos do sitio do costume 8 elementos, muito perto das 09.05h, com o objectivo de dar a volta de Baltar, que a muito tempo não se fazia.
Descemos para Valongo e entramos no monte na zona industrial de Campo para sairmos na zona industrial de Recarei. Atravessamos a A4 nos Fogões Meireles e entramos no monte perto da Colunex. Parte do percurso fez parte de uma prova promovida pelo Btt De Baltar.

A Percurso começou a endurecer






Finalmente chegamos ao kartódromo de Baltar.




Depois de uma pequena pausa, entramos outra vez no monte, para completar a volta, mas enganamo-nos no caminho e fomos percorrer outra parte do percurso do Btt Baltar, como não encontramos saída e a hora já ia adiantada, resolvemos retornar a Valongo pela estrada nacional, onde chegamos por volta das 12.45h com perto de 40km percorridos.

domingo, 5 de outubro de 2008

volta das pias



Este domingo fomos dar a volta das Pias. Saímos do Alto da Serra de Valongo, 7 elementos muito perto das 09.15. Descemos até Campo e viramos na Azenha, onde andamos á procura de uma passagem nova, mas não foi desta que encontramos ( fica para a próxima). Depois retornamos ao caminho original em direcção a zona industrial. Entramos no monte e começamos logo a subir, primeiro suave, depois muito duro.




Já no alto paramos para repor algumas energias e desfrutar a paisagem.
Depois toca a descer até ao Rio Ferreira.
Paramos para abastecer de agua na Aldeia de Couce e depois toca a subir até Quinta Rei.
Depois atravessamos a estrada para o Sanatorio.
Finalmente descemos para casa, satisfeitos de bicicleta.
P.S.
Nunca pensei que o Pedro andasse bem.
O Vitó está a ficar duro.
Para a semana vai haver mais.