domingo, 19 de outubro de 2008



VOLTA DE AGUIAR DE SOUSA


Hoje o dia acordou com um sol radiante, convidativo a dar um passeio. Foi o que nos fizemos e o passeio foi o dos mais bonitos que dei nos últimos tempos, ou foi por acordar bem disposto ou por já não dar esta volta a bastante tempo.
Assim partimos 8 elementos as 09.00h do local do costume em direcção ao Alto da Serra De Valongo ( para nosso azar temos que fazer essa serra sempre duas vezes, uma em frio outra depois de muito quente) para cumprir a primeira parte do percurso da volta pequena( até Bolói) .
O monte já apresentava alguma agua, fruto das pequenas chuvas que ocorreram durante a semana. Já deu para sujar a roupa e a bicla.

Depois subimos uma parte da estrada que liga São Pedro da Cova a Aguiar de Sousa e quando apanhamos a estrada de asfalto viramos a direita para o monte onde começamos ligeiramente a subir, para depois fazer uma longa descida até um pequeno aglomerado de casas.
Curtamos a esquerda para subir ligeiramente até uma pequena casa abandonada num local conhecido por "gosto deles esquinudos" dito por um habitante local, outrora, a um colega de outras guerras. Depois viramos a direita para descer vertiginosamente até a um complexo desportivo também abandonado.
Depois viramos a esquerda para subir penosamente até um estradão que nos vai levar a percorrer a margem direita do Rio Sousa por um caminho de laje a uma altura de respeito, onde vamos ouvir o rio cantarolar entre nesgas de sol por aquele magnifico vale.
Depois subimos entre castanheiro e abrunheiros ate Aguiar de Sousa.
Chegados a Aguiar paramos um pouca para reabastecimento( Desta vez não houve tostas mistas, simplesmente sandes de presunto).
Depois de reabastecidos viramos a direita em direcção a Sra do Salto para entrarmos a esquerda no monte e percorrer a segunda metade do trajecto da volta do Salto.
Chegamos ao Alto de Valongo perto das 13.00h com 40 e poucos kms percorridos.
PS. Os nossos amigos " VAMPIROS DO TINTO" brevemente vão ser brindados com este percurso.