domingo, 6 de julho de 2008

Este domingo, conforme anunciamos previamente neste blog, fomos dar a VOLTA AO SALTO. Entrou um elemento novo na equipa e foram mais dois amigos que fazem parte da equipa "GIL SOUSA". Partimos do alto da serra de valongo 9 elementos, muito perto das 09.20 h e chegamos as 12.10h depois de percorridos os 35Km



- No ponto de encontro com dois amigos do "GIL SOUSA"



- O novo elemento chama-se Nuno.





- Na ponte dos arcos em Campo-Valongo.







- Em direcção a Terronhas.





- A caminho de Alvre.





-A Abastecer agua na bica em Santa Comba.








- Sobre o rio Sousa um pouco antes de chegar ao salto.







-Na srª do Salto.





Conta a Lenda que um cavaleiro , numa certa manhã de nevoeiro, perseguia uma lebre no Alto do Inferno do Sousa. A lebre – há quem diga que era o Diabo – fugia na direcção do abismo, tentando enganá-los. O seu cavalo assustou-se e quando o cavaleiro deu por ela já estavam no Precipício do Inferno do Sousa. O cavaleiro não teve tempo de parar e disse: “Nossa Senhora do Salto, me salve”.
E assim foi, o cavalo parou no outro lado. Nossa Senhora salvou-lhe a vida como pediu o cavaleiro. O chão tinha ficado mole como cera, resultando daí cinco marcas impressas próximas umas das outras(Ver foto), ainda hoje visíveis já por meio do silvado. Esta é a Lenda mais importante de Aguiar de Sousa.
Em homenagem e reconhecimento à Nossa Senhora, o cavaleiro agradeceu o milagre mandando erguer uma pequena capela e uma pequena imagem da Senhora do Salto.




A Nossa Senhora do Salto é uma garganta no vale do rio Sousa onde existe uma capela e um Santuário. Situa-se nos arredores do Porto no Concelho de Paredes junto ao lugar de Recarei.É um daqueles locais típicos das serras do Norte de Portugal.A paisagem é deslumbrante ao longo do vale do rio Sousa .





Partindo do Porto deve seguir em direcção a Penafiel pela auto-estrada A4. Depois em Valongo sair em Campo/Recarei tomando a estrada para Penafiel. Virando pouco depois à direita para Recarei, siga sempre o vale do rio Sousa e, pouco antes de Aguiar de Sousa tome um estradão à esquerda descendo até à capela.
Pode lá chegar também por comboio (Estação de Recarei) ou então as Camionetas para Aguiar de Sousa que partem do Porto.
Não é permitido acampar livremente na zona . Se pretende ficar durante alguns dias pode arranjar uma pensão ou estalagem em Recarei e eventualmente em Aguiar de Sousa. Como a cidade do Porto não é muito distante, pode ser uma boa alternativa ficar por lá e gozar a vida nocturna da cidade.






-Depois seguimos em direcção a zona industrial Campo-Valongo e finalmente chegamos a casa.


Foi num passeio divertido.


Sem comentários: