Inicio da nova época ( 08/09) de BTT dos TOSTAS MISTAS 08
Como previamente anunciado, os TOSTAS MISTAS 08 iniciaram a nova época de BTT este Domingo (14/09/08).
Devido ao prolongado tempo de inactividade física, de alguns elementos, assim como uma previsão de tempo quente, resolvemos efectuar um percurso pequeno e descontraído, mas muito bonito.
Devido ao prolongado tempo de inactividade física, de alguns elementos, assim como uma previsão de tempo quente, resolvemos efectuar um percurso pequeno e descontraído, mas muito bonito.
Saímos do ponto de encontro somente 4 elementos, por volta das 09.15 em direcção ao Alto da Serra de Valongo. Um pouco antes de chegar ao antigo Romanos, viramos á direita num largo estradão de terra batida.
Vamos sair perto do desvio para Sta. Justa, na estrada que liga Valongo a São Pedro da Cova. Subimos um pouco essa estrada....
Descemos um pouco essa mesma estrada e viramos á esquerda por uma caminho estreito e sinuoso de terra batida com bastante laje, até chegarmos a um grande largo....
...Com uma bonita vista sobre o vale da serra de Sta. Justa.
Depois é só soltar adrenalina numa longa rápida e sinuosa descida até ao "lago", onde aproveitamos para meter uma "bucha".
De costas para o lago, entramos numa trialeira á direita, que nos vai levar até a um pequeno ribeiro.....
...vamos continuar na sua margem esquerda até "RED RIVER"
depois de uma ligeira subida, vamos chegar a Beloi (fim da estrada de Couce) , onde podemos apreciar a beleza do vale e do rio Ferreira.
A viagem continuou na margem do Rio Ferreira até a Aldeia de Couce.
Retemperadas as forças, saímos da Aldeia em direcção a Valongo, mas poucos metros mais a frente, viramos a esquerda, para subir um estradão, um pouco inclinado e com bastantes pedras soltas, que vai ter ao caminho do gasoduto.
A manhã ia quente, a subida foi dura, chegamos ao cimo e voltamos a parar para descansar e desfrutar a paisagem.
Subimos o gasoduto (Quinta Rei ).....
Atravessamos pelo monte até ao SANATÓRIO, onde podemos apreciar uma magnifica vista sobre a cidade do Porto.
É uma zona abandonada onde outrora funcionou um hospital para tuberculosos; ainda existem as ruínas desse hospital e de algumas infra-estruturas que lhe serviram de apoio.
Finalmente uma descida Louca até a Srª dos Chãos.
Capela de Nossa Senhora de Chãos, edificada num pequeno planalto da serra de Valongo, data de 1625.
Como se poderá observar na inscrição escrita sobre a porta principal, esta capela foi mandada construir por Thomé António: “ Esta hermida mandada herigir em honra da Virgem, com o auxilio de devotos por Thomé António, natural de Campanhã por haver escapado do naufrágio acontecido na sua vinda do Brazil no anno de 1625. Foi reedificada a expensas de Joaquim Marques da Nova, natural desta villa no anno de 1866.”
Depois foi só descer até casa, com a sensação que passamos uma agradável manhã de domingo.
2 comentários:
Muchas Gracias por su comentario, tambien estan muy bonitos los paisajes de ustedes, A pedalear!!!¿de que parte son Brazil?
Ya vi, son de Portugal... Un saludo desde Mexico.
Enviar um comentário